Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

segunda-feira, 21 de março de 2011

Obama o amigo do Brasil



Obama o amigo do Brasil 

Wladmir Coelho

Em 2009 o assessor de segurança nacional do presidente Obama, General James Jones, reunia-se com o então ministro do planejamento brasileiro Paulo Bernardo. Desta reunião noticiou-se um empréstimo de 10 bilhões de dólares para o financiamento da exploração petrolífera no Brasil.

O empréstimo seria efetivado através do Export-Import Bank (Ex-Im Bank) e, do total anunciado, dois bilhões de dólares foram liberados naquele mesmo ano. Transcorridos dois anos o presidente Obama, em visita ao Brasil, anuncia a liberação de mais um bilhão de dólares do montante acertado com o general Jones. Todavia estes recursos não devem sair dos EUA e muito menos entrar nos cofres do Tesouro brasileiro ficando restrita sua utilização ao pagamento de equipamentos adquiridos junto às empresas instaladas naquele país.
O motivo desta operação é fácil de entender; apesar de possuir esta denominação de banco o Ex-Im Bank atua, conforme explica o seu site, como agência governamental cuja missão é "ajudar a manter empregos nos EUA e contribuir para o fortalecimento da economia nacional" não atuando diretamente no mercado financeiro. Deste modo torna-se necessário a intermediação de um banco comercialpara efetivar a operação de empréstimo.Continua em:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog