CPI
DA PETROBRAS ?
A
CRIAÇÃO DE UMA COMISSÃO DA
VERDADE SERIA MAIS PRÁTICO
Wladmir
Coelho
O relator da CPI da
Petrobras, deputado Luíz Sérgio PT- RJ, defende a inclusão nas investigações do
período Fernando Henrique Cardoso. Concordo. E ampliando envio,
respeitosamente, uma sugestão ao ilustre relator: O retorno no tempo deve abranger
todos os governos desde Getúlio Vargas.
Na realidade o governo
precisa criar uma COMISSÃO DA VERDADE DA PETROBRÁS. Escrito desta forma com
acento agudo como foi um dia.
Nesta Comissão os
membros além do discurso policial – foco da CPI - apresentariam um histórico da empresa apurando
o seguinte: Como foi criada a Petrobrás? A Petrobras cumpriu seus objetivos? Em
qual período a empresa distanciou-se de seus objetivos? Em qual governo a
Petrobrás foi entregue ao mundo das especulações (vulgo mercado) ? Em quais
governos o processo de privatização da Petrobrás foi aprofundado? Como retomar
a Petrobrás para o povo brasileiro?
Conhecer a história da
Petrobras para entender a sua função e importância para a economia nacional.
Este conhecimento vai esclarecer, por exemplo, a contradição daqueles ditos
defensores da empresa que buscam uma “salvação” no mercado, mas acusam outros
de propagandistas da privatização exatamente por anunciarem a mesma opção
mercadológica.
JOSÉ
SERRA E O ESQUARTEJAMENTO DA PETROBRAS
O senador José Serra
(PSDB-SP) voltou a defender o antigo sonho dos entreguistas de retalhar a
Petrobras entregando as partes aos oligopólios. Esta proposta existe desde os anos de 1950 para
atender aos interesses dos EUA que nunca admitiram a existência de uma empresa para
garantir a segurança energética do Brasil.
MINISTRO
DEFENDE CONTINUIDADE DOS LEILÕES
Enquanto isso o
ministro Eduardo Braga – Minas e Energia - declarou que o rebaixamento da nota da
Petrobras por uma empresa de classificação de investimentos não significa o fim
dos leilões do pré-sal. O ministro espera continuar a entrega do petróleo
nacional aos interesses dos oligopólios com rebaixamento de nota e tudo.
O governo precisa
assumir uma posição clara em relação a Petrobras. Enquanto a empresa continuar
submetida ao mercado será fragilizada distante de sua origem. A Petrobras foi
criada para garantir os meios necessários a criação de uma política energética
nacional nenhuma relação com o pagamento de dividendos aos fundos
internacionais de investimentos.
EMPRESAS
DE TRANSPORTE E PREÇO DO DIESEL
Um exemplo da
importância de uma empresa nacional de petróleo foi o recente movimento das
empresas de transporte que promoveram cercos reclamando, dentre outras
situações, da alta no preço do diesel.
Nestas circunstâncias a
Petrobras deveria atuar como executora da política nacional de combustíveis
garantindo os preços diferenciados para o setor de transporte. Lembre-se: Adam
Smith no século XVIII defendia o subsidio da energia. Vejam não estamos falando
de Fidel Castro ou Hugo Chaves e sim do pai do liberalismo.
Com o predomínio da
voracidade do mercado fica impossível estabelecer critérios, inclusive, em
beneficio do empresariado.
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