Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O FRIO E A FRIEZA DO IMPERIALISMO

 



O FRIO E A FRIEZA DO IMPERIALISMO 


Por Wladmir Coelho

A imagem que vai ilustrando este texto mostra a realidade da cidade de Buffalo, no Estado de Nova York, tradicionalmente afetada por tempestades de neve. Das 60 mortes oficialmente declaradas por congelamento 30 foram registradas lá e este número ainda é provisório diante da falta de recursos - humanos e financeiros - para atender as residências sem energia elétrica, aquecimento, alimentação. Vejamos como o imperialismo trata seu próprio povo:

1- Os jornais brasileiros até noticiam as mortes por congelamento de pessoas do povo - trabalhadores - nos Estados Unidos. Ocultam essas notícias um detalhe importante: na maior economia do mundo não há serviços de resgate, socorro em condições de atender situações como as tradicionais e previsíveis tempestades de neve prevalecendo a máxima liberal do "cada um por si", uma espécie de "projeto de vida" à moda da "reforma do ensino médio" escrito em inglês lá e traduzido aqui nas fundações, institutos da grana.

2 - Curiosamente o Estado imperialista estadunidense apresenta condições de bombardear, matar, promover a derrubada e instituir governos - utilizando a mais moderna técnica - em QUALQUER PONTO DO PLANETA contando com GIGANTESCO ORÇAMENTO DE GUERRA, sem falar no poder econômico estatal que faz do Pentágono o MAIOR EMPREGADOR DO MUNDO!

3 -  Incrível, mas rigorosamente verdadeiro: o país das liberdades comerciais não apresenta a estrutura necessária para retirar da neve seus trabalhadores que morrem congelados pedindo socorro pelo 911 número que a indústria cultural divulga nas séries como modelo de assistência.

4 -  Mr. Biden liberou – emprestou aos ucranianos -  bilhões para a guerra por procuração da OTAN/EUA, entope os cofres dos tubarões do setor de armas, aumenta os lucros de sua indústria petrolífera criando barreiras comerciais e por consequência a elevação dos preços do petróleo... lógico o setor dos bancos ganhando nas transações, assumindo o controle das empresas....

5 - Voltando a imprensa auriverde: o tema Estado "mínimo", privatização, teto de gastos ė tratado de forma dogmática elegendo sacerdotes e sacerdotisas genericamente chamados de "técnicos". Estes, na verdade, não passam de agentes do imperialismo defensores de um modelo que mata o povo por toda parte.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog