Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Estudantes debatem recursos energéticos na Fumec




Estudantes debatem recursos energéticos na Fumec


Um debate sobre o tema dos recursos energéticos ocorreu na Faculdade de Engenharia da Fumec, em Minas Gerais, como parte da programação de calourada dos estudantes da universidade. O auditório lotado e a grande participação estudantil mostrou o quanto é importante debater temas como esse na universidade.
Cerca de 300 estudantes participaram do debate “Os Recursos Energéticos no Brasil”, realizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia da Fumec em conjunto com o Diretório Central dos Estudantes e a Converge-Jr., no dia 22 de agosto. Como palestrantes participaram o professor Wladmir Coelho, responsável pela coluna Petróleo e Política no portal Diário Liberdade e mestre em direito; o engenheiro Cláudio Homero, doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia; o professor Nilo Sérgio, ex-presidente do Sindicato dos Engenheiros (MG); e o professor Gustavo Isaia, coordenador do curso de Engenharia Bioenergética da Fumec, além de representantes do Crea-RJ.
A discussão sobre os recursos energéticos está cada vez mais presente na sociedade porque a disputa pelo petróleo tem causado guerras e conflitos em várias regiões do mundo, onde a soberania nacional e interesses econômicos têm se colocado em campos opostos. Todos os palestrantes destacaram o caráter privatista da política energética adotada no Brasil, especialmente através dos leilões organizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Outro debate abordou o fim dos contratos de concessão das hidrelétricas e a descoberta do pré-sal. Do ponto de vista dos que pensam na soberania nacional, no equilíbrio da natureza e numa política voltada para a melhoria das condições sociais da população, essas riquezas devem servir para melhorar as condições vida do povo, aplicando-se uma política de tarifas mais acessíveis e o controle social.
Ana Gabriela Santana, estudante da Fumec

Nenhum comentário:

Arquivo do blog