Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

terça-feira, 1 de setembro de 2009




Lula repete Getúlio Vargas com nova estatal, dizem especialistas

Os dois presidentes levantaram a bandeira da soberania nacional.
Historiadores destacam, porém, que momento histórico é diferente.

Sem participação

O historiador Wladmir Coelho, mestre em direito e conselheiro da Fundação Brasileira de Direito Econômico, diz que a grande diferença é que, enquanto a Petrobras nasceu da movimentação popular, a Petro-Sal "nasce dos gabinetes".

"É uma empresa que nasce de cima para baixo, não é a vontade popular. Se a anterior foi fruto da movimentação popular, essa nasce dos gabinetes." Ele afirmou que a fundação do qual é conselheiro defende que a Petrobras retomasse o monopólio sobre o petróleo e gerenciasse o pré-sal.

"Não vejo semelhança entre Lula e Getúlio porque a proposta de Lula é de abertura e a de Getúlio era o monopólio. Do monopólio para benefício nacional. A do Lula é uma proposta de partilha de produção, do risco compartilhado. A proposta é muito diferente, não se assemelha em nada. Acho que ele pode usar a comparação para tentar trabalhar com o imaginário das pessoas." Continua em:http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1287655-5601,00-LULA+REPETE+GETULIO+VARGAS+COM+NOVA+ESTATAL+DIZEM+ESPECIALISTAS.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, do jeito que a coisa anda, só falta trazer de volta o termo do Roberto Campos para instituir a sua tão citada PETROSSAURO. Coisa esquisita, nebulosa, sem transparência, sem debate. Esse pessoal só abre o debate quando é para dar nome a rua, tratar de orçamentos ditos participativo com as propostas já escolhidas e as empreiteiras contratadas. Cadê a tal da CUT nas ruas, os cara pintadas, os movimentos sociais?
H.Barreto Belo Horizonte

Arquivo do blog