Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Agora é nas áreas do pré-sal. Cai a farsa do discurso da Soberania Nacional.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O governo Lula pretende agora leiloar e entregar as multinacionais petroleiras o campo de Libra, com expectativa de reservas de 8 bilhões de barris de petróleo um campo tão grande ou maior que Tupi (que possui de 5 a 8 bilhões). Ele supera a área de Franco, dada aos acionistas da Petrobras em “cessão onerosa”.

Essa estimativa está baseada em dados de sísmica e perfuração. Tupi, achado em 2007 no Brasil, foi a maior descoberta das Américas depois de Cantarell, encontrado em 1976, no México.

O primeiro leilão de petróleo do pré-sal, pode ocorrer em novembro de 2010 ou inicio de 2011, já sob o regime de partilha. Mas também vai haver entrega em regime de concessão, criado por FHC, em outras áreas.

A sede dos magnatas do petróleo é grande por este novo leilão, "Não tivemos leilões nos últimos dois anos, trazendo dificuldades para os investidores" disse João Carlos de Luca presidente do IBP, (Instituto Brasileiro de Petróleo). Por isso o dirigente do PC do B e presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, esta colocando todos os esforços para que a 11ª Rodada de leilão de blocos de petróleo aconteça até novembro deste ano, prometeu na palestra de abertura do evento “ANP Itinerante” no hotel Ilha do Boi, em Vitória.

Nunca houve no mundo leilão de tamanho volume de petróleo como o que acontecerá na 11ª rodada de leilões.

O sucesso e enriquecimento empresarial das multinacionais é obtido não através de eficiência mas através de saques de novas jazidas descobertas e desenvolvidas a custo baixo. O que significa, salários arrochados e precarização de direitos trabalhistas e sociais; e com volumes extraídos substituídos por novas e extensas reservas.

Por isso, o filé mignon do Pré Sal continuará sendo rifado e entregue às Big Oil Companies. As multinacionais petroleiras que saqueiam o petróleo do Brasil. As atuais “seis irmãs” (ExxonMobil, Total, Royal Dutch Shell, BP (British Petroleum), Chevron e Conoco Phillips). Tiveram lucros estratosféricos de 2001 até janeiro de 2009: US$ 656 bilhões, dois terços de 1 trilhão de dólares.
http://blogdafnp.blogspot.com/2010/09/agora-e-nas-areas-do-pre-sal-cai-farsa.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog