Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

terça-feira, 26 de julho de 2011

O petróleo já foi nosso?





O petróleo já foi nosso?
Wladmir Coelho

A importância do petróleo para o desenvolvimento econômico nacional é reconhecida desde o início do século XX através de campanhas de estatização da exploração e comercialização deste importante mineral promovidas por setores nacionalistas. No Brasil destacaram-se, nesta linha de pensamento, Pandiá Calógeras, Arthur Bernardes, Simões Lopes pioneiros, ainda nos anos de 1920, na autoria de leis que possibilitavam a implementação de uma política econômica do petróleo voltada para a auto-suficiência.
Naturalmente o poder econômico exercido através dos oligopólios internacionais tratou de impedir a implementação dos objetivos nacionalistas mergulhando o Brasil na dependência  da importação de derivados do petróleo incluindo a gasolina. Este fato contribuiu para a crise de abastecimento durante a IIª Guerra Mundial ficando o gigante da América do Sul praticamente sem gasolina tendo em vista a destinação desta, através dos oligopólios em obediência as políticas de segurança energética de seus países sede, para as frentes de combate.
Este fato, a crise de abastecimento, contribuiu para o renascimento ou fortalecimento de uma campanha visando a criação de uma empresa nacional que seria responsável por garantir a auto-suficiência brasileira em petróleo. 

CONTINUA EM: http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=17911:o-petroleo-ja-foi-nosso&catid=312:petroleo-e-politica&Itemid=21

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola gostaria de denunciar essa nossa querida Petrobras , que pela frente na midia faz uma campanha de "boazinha" que preza pela "segurança" do trabalhador Offshore , portanto nao eh o que vimos todo dia nas plataformas que operam para ela, eh uma pressa , uma pressao enorme , tudo tem que ser correndo , senaum um "fiscalzinho" ja esta ali com sua "canetona " para dar downtime , se falam em tanta segurança porque nao acabam com essa cobrança de Downtime , porque nao fazem uma outra maneira de fiscalizar os contratos , sera que sofrendo pressao as contratadas irao manter a segurança dos seus empregados? ei acordam "Perobenses", e o governo onde esta nessa historia , sera que eles sabem dessa pressao que a "nossa" empresa , pois a Petrobras eh nossa naum eh mesmo , fazem isso com suas contratadas ou subcontratadas? eu particulamente nao aguento mais essa hipocresia , sera que tera alguem distinto , algum jornalista distinto que ira fazer um estudo sobre essa causa e fazer um bem para nos trabalhadores Offshore , por essa frente de trabalho que esta fazendo um Pais com renome no mercado externo ??? nao eh nada dificil de levantar dados sobre essa safadeza que esta na cara de todos , essas eh uma das duas coisas que eu gostaria de denunciar , a outra eh : sera que vamos ter que perder muitos colegas para que o aeroporto de Macae seja abastecido com mais aeronaves ? pois do jeito que esta , nao vai demorar muito pra acontecer acidentes , gravem o que eu estou denunciando , do jeito que esta , mais uma vez a nossa querida petrobras , explodiu o Pre-sal e nao se preparou para tantas unidades chegando ao Brasil , sao mais o menos 50 voos cancelados por dia , e um enorme numero de aeronaves decolando e pousando em Macae , e outra coisa , sera que estao dando manutençao suficiente as aeronaves , pois eh um entra e sai que nao para , por favor gente levem essa mensagem para o maior numero de pessoas , para que possamos evitar , que eu , vc ou um amigo , parente seu seja ama vitima em potencial gerada pela ma administraçao da nossa querida " Peroba"

NWO disse...

Eu já deixei de acreditar neste sistema actual baseado na economia monetária.

É um sistema que será sempre corrupto, podre, gerido pelos grandes grupos económicos e as grandes corporações, endividando países de forma obscena, estratificando a sociedade de forma ridícula e gananciosa e que irá falir mais dia menos dia.

Todos os indicadores indiciam aumento do desemprego nos próximos tempos.
Os cortes estão à vista...(Bem que o Passos Coelho prometeu não cortar no 13º mês, não subir o IVA, etc., etc.…).
Milhões de pessoas passam fome em todo mundo, é uma realidade.
Muitas, mas muitas mesmo, para lá caminham.
A instabilidade social tende a aumentar.

O preço do petróleo continuará a aumentar, apesar de se continuarem a descobrir poços.
É cada vez mais difícil extraí-lo e tratá-lo. A expeculação faz o resto.

Temos uma economia e um sistema energético, baseada no petróleo, extremamente poluente e que é um recurso finito.

Temos o Planeta a caminho da implosão ambiental.
Grandes e anormais épocas de seca estão a atingir vários pontos do globo, onde milhares de pessoas morrem desidratadas.
Catástrofes naturais como nunca em toda a história.

Milhões de pessoas morrem de doenças evitáveis devido a não lhes ser prestada assistência ou prevenção.

1% da população mundial possui, 40% da riqueza mundial.
E 20% p.m. possuí, 80%...

95% dos crimes têm motivações monetárias:
Corrupção, roubos, tráfico, violência,...

Os restantes 5%, criminosos violentos, tratam-se de casos que deveriam ser considerados de saúde pública e que devem ser prevenidos desvios comportamentais e tratados.

Milhões de pessoas continuam a ser escravizadas em pleno séc.XXI, incluindo crianças que nunca teram acesso à educação.

Desculpem o texto extenso, mas muito mais ficou por dizer.
Recomendo que vejam quem nunca viu ou não conhece:
Zeitgeist Moving Forward

http://www.youtube.com/watch?v=4Z9WVZddH9w

Zeitgeist é um movimento que visa desmistificar o suporte da economia actual, contrapondo com um novo estilo de vida baseado nas energias renováveis, utilizando a ciência e a investigação como suporte do crescimento de toda a população, com as mesmas oportunidades para todos, em vez de ser feito por políticos que não são capazes de resolver os nossos problemas, e quando encontram um problema criam uma lei.
Em vez de procurarem a solução para o mesmo...

Não será melhor do que temos???
http://www.thevenusproject.com/pt_BR

RECOMENDO

Arquivo do blog