Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EMPRESA PRIVADA PROVOCA TRAGÉDIA




EMPRESA PRIVADA 

PROVOCA 

TRAGÉDIA 

NOS EUA

Descarrilamento de comboio da CSX Corporation coloca em discussão a necessidade de reformulação da infraestrutura de transporte ferroviário nos EUA

Wladmir Coelho


No inicio dos anos 80 a CSX Corporation adquiriu diferentes empresas ferroviárias nos Estados Unidos e Canadá. Atualmente a Rail CSX possui o monopólio do transporte de cargas dos EUA ao Canadá destacando-se entre os produtos transportados o petróleo bruto.

A intensificação da exploração da areias betuminosas aumentou o comércio de petróleo na América do Norte em 4 mil vezes desde 2012. Este aumento na quantidade de combustível transportado não foi acompanhado da devida modernização das linhas e carros em sua maioria fabricados nos anos 60.
Lembre-se: Nos Estados Unidos a iniciativa privada é responsável pelo setor ferroviário e sua modernização e ampliação deveria constar nos planos de investimentos ou política econômica da empresa.

A Rail CSX, como todo bom monopólio privado, pouco ou nada está preocupada com a segurança da população por onde seus comboios circulam e ignora reclamações que verificam-se desde o barulho noturno, abalos nas residências, abandono do entorno de suas linhas e inadequação de seus carros para o transporte de combustíveis.

O descarrilamento de um comboio com 100 vagões, da empresa privada Rail CSX, transportando petróleo bruto revela o quanto o lucro é colocado acima do respeito a vida e ao meio ambiente.

Para ilustrar o fato as autoridades ainda não conseguem definir os possíveis danos ao fornecimento de água dos habitantes da região do acidente sem contar as residências que foram consumidas pelo fogo ou tomadas pela fumaça tóxica obrigando o deslocamento de uma grande quantidade de moradores.
A tragédia coloca a mostra o colapso da infraestrutura de transporte dos Estados Unidos diante da política de superação de sua dependência do petróleo importado do Oriente Médio.


A política de segurança energética dos Estados Unidos contribui ainda para o aprofundamento da crise decorrente da baixa do preço do petróleo – fato observado em declarações de diferentes funcionários do governo – gerando instabilidade política e econômica em países considerados divergentes do império.

Um comentário:

Luiz Afonso Barnewitz disse...

Olá! Entenderia melhor a extensão do acidente se fossem referidos onde, quando ocorreu e os comentários da empresa dos trens descarrilados.

Arquivo do blog