terça-feira, 3 de março de 2015

QUE SABE VOCÊ SOBRE PETRÓLEO? Parte 1



QUE SABE VOCÊ SOBRE PETRÓLEO?

Parte 1

 O controle do bem econômico

Wladmir Coelho


Os recursos minerais, quanto a sua propriedade, apresentam duas características:
 1 - BEM NATURAL: Enquanto permanece inexplorado;
 2 – BEM ECONÔMICO: Após a sua exploração.

Como sabemos o petróleo integra a lista dos recursos minerais e sua exploração resulta ao proprietário um fantástico poder econômico. Para entender este fato basta observarmos o uso de seus diferentes derivados utilizados como combustíveis e matéria prima na indústria e agricultura.
Em nossos dias é rara a existência de uma atividade industrial que não encontre no petróleo a sua matéria prima, desta forma o dono do BEM ECONÔMICO PETRÓLEO possui o poder de controlar, inclusive, a continuidade ou criação de novas atividades econômicas.

O petróleo, por estes motivos, encontra-se na BASE DA PRODUÇÃO necessitando a sua exploração de atenção especial.

Imaginem um país atrasado economicamente interessado em desenvolver a sua indústria. Para este povo torna-se primordial conseguir os meios para controlar os recursos naturais inclusive em seu aspecto econômico.

Existindo neste país o BEM NATURAL PETRÓLEO, em principio, temos uma grande vantagem quanto à aquisição de matéria prima e combustíveis, todavia devemos lembrar da condição de atraso econômico.

Neste ponto caso escolha por criar os meios próprios de exploração torna-se este país hipotético independente das empresas petrolíferas existentes diminuindo o PODER ECONÔMICO destas. Este fato não limita-se a queda nas vendas destas empresas petrolíferas, mas a diminuição de áreas com potencial petrolífero oferecidas ao seu controle.

O petróleo é um bem finito existindo a necessidade do controle não somente de áreas em produção e sim de novas regiões detentoras de reservas.


A história dos povos, desde o século passado, reserva ao controle do BEM ECONÔMICO PETRÓLEO emocionantes capítulos envolvendo guerras, golpes de Estado, assassinatos. Continua...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog