⚠️ A AMEAÇA À INTEGRIDADE NACIONAL DIANTE DA POSSIBILIDADE DE UM PROTETORADO DOS EUA NA AMÉRICA DO SUL ⚠️
Wladmir Coelho
A defesa da intervenção dos Estados Unidos na Venezuela por setores que se autodenominam conservadores no Brasil representa, a meu ver, um risco direto à integridade nacional brasileira 🇧🇷. Esse risco decorre da desestabilização de um país fronteiriço ao Brasil, que pode — a qualquer momento — ser transformado em uma espécie de protetorado estadunidense, reafirmando a lógica expansionista daquele país ⚠️.
O expansionismo dos Estados Unidos está presente na gênese de sua formação nacional, marcada pela anexação de territórios por diferentes meios — da compra à conquista militar. Exemplos históricos disso são a Flórida e a Louisiana, antes sob controle do Império Espanhol, bem como territórios tomados do México, como o Texas e a Califórnia 📜🌎.
Em sua forma contemporânea, esse expansionismo se manifesta na intenção de controle direto sobre a América, encontrando expressão recente na intervenção na Venezuela, cuja base econômica é evidente 💰🛢️.
A possibilidade de ampliação das fronteiras de influência dos Estados Unidos, por meio da transformação — ou tentativa de transformação — de um país limítrofe ao Brasil em protetorado, deveria, no mínimo, acionar um alerta estratégico no radar militar brasileiro 🚨🪖. Isso se torna ainda mais sensível diante do aumento potencial das ameaças ao controle efetivo da região amazônica 🌳, área que abriga um vasto e estratégico potencial energético, quer de origem fóssil, quer a partir da biomassa — aspecto ainda pouco debatido com a sociedade, mas que aponta para possibilidades reais de autossuficiência energética, inclusive para o Brasil ⚡🌱.
Nesse sentido, a postura brasileira deve ser analisada sob a ótica da defesa da soberania venezuelana, não como um gesto ideológico, mas como um elemento central de SEGURANÇA NACIONAL e, consequentemente, de defesa da INTEGRIDADE TERRITORIAL do próprio Brasil .

Nenhum comentário:
Postar um comentário