Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

ENTRE A DIGNIDADE NACIONAL E A SUBMISSÃO

 ENTRE A DIGNIDADE NACIONAL E A SUBMISSÃO

Wladmir Coelho

1 - Ontem, durante uma manifestação na Praça Sete de Setembro, em Belo Horizonte, contra o ato terrorista praticado pelos EUA na Venezuela, um reduzido grupo de provocadores, reivindicando-se como conservadores, apresentou-se acompanhado de um indivíduo que dizia ser venezuelano. Este, por sua vez, afirmava, em coro com eles, o seu apoio ao ato de guerra estadunidense contra o que seria o seu país.

2 -Particularmente, jamais reivindiquei a condição de “conservador”; contudo, diante da atitude insana daquela gente, quase que automaticamente recordei de um antigo militar apresentado por muitos como tal. Refiro-me ao Marechal Mário Travassos e a um pequeno artigo que escrevi há alguns anos.
3 - Vou inserir abaixo um trecho do artigo e mostrar as diferenças entre um homem lúcido e aqueles rebaixados entreguistas, partidários do retorno do Brasil e da América Latina à condição colonial.
"Em 1931 escrevia o então capitão Mário Travassos em seu livro Projeção Continental do Brasil: “A influência mundial dos Estados Unidos é hoje realidade que não se discute. (...) É servidão contra a qual inutilmente se debatem os que contra ela se revoltam.” Travassos revela neste ponto o inequívoco movimento do imperialismo estadunidense em direção a América do Sul prevendo como porta de entrada as bacias do Orinoco – a partir da Venezuela – e do Magdalena na Colômbia.
O motivo do interesse imperialista na região, descreve Travassos, encontra-se na “importância avassaladoramente crescente do avião e do automóvel, sem dúvida nenhuma cabem a borracha e ao petróleo as referencias que devem balizar as influências poltitico-econômicas yankees no território sul-americano.
Decorridos 88 anos da primeira publicação da obra aqui citada verificamos a Colômbia transformada, a pretexto do combate ao tráfico de drogas, em gigantesca base militar estadunidense enquanto a Venezuela é pressionada, através da ameaça de ocupação militar, a rever o processo de nacionalização petrolífera efetivada durante o governo do coronel Hugo Chaves.
Travassos, inicialmente, revela em sua constatação a respeito do expansionismo estadunidense uma frase, cujo teor, pode conduzir ao conformismo afirmando a inutilidade do combate da servidão ao império. Entretanto sua obra vai apresentar uma grande preocupação com o papel do Brasil diante do imperialismo estadunidense e deste, quais seriam os principais problemas a superar como forma de garantir a integridade territorial brasileira, a soberania, somados estes ao fato projeção ou liderança da América do Sul. "
O texto completo está aqui: https://revistaeletronicaoabrj.emnuvens.com.br/revista/article/view/566?fbclid=IwY2xjawPJzm5leHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEefZW-E065zrL92c7WkBV0WxgVvROFXZ5lQw1ghLf_lrhpUCY9QM7VKo4Aieo_aem_5u16eoIAqtJkavD8HbVeRQ

Nenhum comentário:

Arquivo do blog