Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

sexta-feira, 11 de março de 2011

Repressão e controle do petróleo no mundo árabe




Repressão e controle do petróleo 
no mundo árabe

Wladmir Coelho

            O modelo regulatório encontrou no mundo árabe sua maior oposição efetivada a partir de  inúmeros protestos e revoltas contra a corrupção, desemprego, fome e exploração dos recursos minerais em beneficio dos oligopólios de sempre. Este quadro de inconformismo da população exibiu ao mundo aspectos omitidos durante as décadas de predomínio do chamado neo-liberalismo revelando, inclusive, a insegurança à qual foram submetidos os sistemas econômicos nacionais.
            Sabemos agora que os maiores produtores de petróleo do Oriente Médio e Norte da África não possuem condições de manter em funcionamento com trabalhadores e tecnologias locais os campos petrolíferos operados, em sua maioria por mão de obra estrangeira, tornando-se esta alvo imediato da sofrida população.
            Estes trabalhadores estrangeiros, diante dos conflitos, não encontram outra solução a não ser a fuga imediata dos campos petrolíferos e refinarias obrigando a paralisação das atividades produtivas. Na Líbia, as primeiras notícias informavam que aproximadamente 13 mil trabalhadores chineses (o número total seria superior a 30 mil) foram obrigados a sair do país e relatavam agressões por parte de revoltosos.
            A proposta inicial do governo, através do presidente da National Oil Corporation (NOC) Dr. Shokri Ghanem, foi convocar trabalhadores locais, mas logo a realidade dos fatos mostrou inexistirem no país a mão de obra com a necessária formação técnica. A Líbia depende das rendas do petróleo e não formou trabalhadores para o setor preferindo contratar o serviço completo dos oligopólios mesmo existindo 30% de desempregados no país.
            Diga-se de passagem, foi o atual presidente da NOC o responsável pela introdução da política de abertura da exploração petrolífera na Líbia, através dos contratos de partilha da produção, tendo ocupado para este fim os postos equivalentes a premier, ministro da energia e dirigente da OPEP. Apesar da crise o Dr. Ghanem continua firme em seu cargo e nunca foi retratado na imprensa internacional como um elemento do regime; é apontado como técnico responsável pela modernização econômica. O leitor constatou o nível destes “novos tempos”.
            O Dr. Ghanem independe do nome a ocupar a chefia do Estado. Ele representa um poder maior e tem tudo para continuar à frente da política econômica do petróleo na Líbia tendo a revolta local um final favorável ou não ao Coronel Kadhafi.
Ditadura no Egito e preservação do governo saudita
            No Egito a situação ilustra com clareza este quadro. A revolta local apresentou como primeiro resultado a troca do ditador assalariado dos EUA por um colegiado de ditadores submetidos ao mesmo patrão. Estes novos senhores, para manter a ordem colonial, transformaram as antigas reivindicações políticas e econômicas em questões religiosas e anunciam a volta da lei marcial como forma de garantir as liberdades alcançadas através da “revolução”. Incrível! Para os membros do Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito houve uma revolução e eles, que eram membros destacados do regime, tornaram-se lideres deste movimento.
            Esta transformação das reivindicações políticas em questões religiosas ganha força na imprensa internacional à medida que aumentam os conflitos sociais nas cercanias e interior do reino saudita existindo a preocupação dos grandes consumidores em preservar a ordem econômica. O quadro saudita, quanto ao problema da mão de obra para o setor petrolífero, é idêntico ao relatado na Líbia verificando-se igual abertura aos oligopólios.
O discurso do conflito religioso para justificar o uso das armas
            Um aprofundamento das revoltas na Arábia Saudita representaria a interrupção de 11% no fornecimento de óleo aos Estados Unidos acrescido da dependência européia do petróleo saudita em função do declínio da produção líbia.
            No caso egípcio não podemos esquecer a posição estratégica do país para a defesa de Israel e temos ainda a questão da segurança energética israelense tendo em vista a dependência do gás proveniente do Egito, somado ao controle do Canal de Suez, vital para o transporte de cargas e tropas da Europa e EUA.
            Estes detalhes econômicos começam a desaparecer das informações ou notícias das revoltas árabes que assumem, na imprensa internacional, a antiga oposição entre xiitas e sunitas assumindo os governos ditatoriais, antigos e novos, a condição de defensores da “paz” justificando-se as leis marciais e massacres em praças públicas.
            Neste caso a intervenção militar externa fica camuflada através do fornecimento de armas, treinamento e dinheiro; no Egito o salário do Exército é pago com verba aprovada no Congresso dos Estados Unidos dispensando a necessidade de ampliação das ocupações estrangeiras na região.
Os interesses do Irã
            A situação do Irã precisa, neste contexto, ser analisada de modo especial tendo em vista as modificações econômicas em marcha (pautadas por privatizações e políticas compensatórias) indicando as intenções do capital local em expandir sua influência no Oriente Médio. Ao Irã também interessa o discurso religioso e pode ser utilizado sim para aproximação e domínio de diferentes estados e posterior controle e disciplina da mão de obra.
            Sei que este tema é polêmico e muitos podem entender o Irã como barreira ao imperialismo. Reconheço que neste momento, representam os iranianos, um obstáculo ao controle total do petróleo por parte das potências ocidentais, mas nem de longe constituem a solução para a crise social ou pobreza da região.
             A elite econômica iraniana prepara-se para aumentar o seu poder com o forte apoio do Estado Clerical e, alcançando este objetivo, certamente vai procurar um acordo com as potências capitalistas para garantir, em determinado momento, a sua posição.
            As revoltas no Oriente Médio tendem a receber a camuflagem religiosa, escondendo-se em sua base o controle do petróleo, principal riqueza da região, ficando o capital ocidental dependente da manutenção dos atuais regimes enquanto o crescimento do Irã, incapaz de apontar uma diferenciação econômica do modelo predominante internacionalmente, depende do mesmo discurso religioso como forma de aproximação da população dos países em conflito social.      


Nenhum comentário:

Arquivo do blog