Escuta Educativa - Programa da Rádio Educare.47 do Instituto de Educação de Minas Gerais

terça-feira, 10 de março de 2020

TRUMP VAI BOTAR DINHEIRO DO ESTADO PARA SALVAR INDÚSTRIA PETROLÍFERA NACIONAL


* TRUMP VAI BOTAR DINHEIRO DO ESTADO PARA SALVAR INDÚSTRIA PETROLÍFERA NACIONAL

* BRASIL SAQUEADO PARA CUSTEAR OS GASTOS ESTATAIS NA MATRIZ

* LIBERALISMO OU MERCANTILISMO? QUAL A VERDADEIRA IDEOLOGIA DO PARTIDO NOVO?

Por Wladmir Coelho

1 - Adam Smith, lá no final do século 17, apontou os perigos da entrega de um governo aos grandes comerciantes em termos gerais, na opinião do pai do pensamento econômico liberal, uma categoria reduzida ao seu mundinho de negócios de ocasião desprovida de preocupação a longo prazo ignorando o trabalho como a base para a produção da riqueza.

2 – Ironia das ironias, passados 244 anos da sentença do pai do liberalismo econômico, em Minas Gerais um herdeiro de grandes comerciantes assume o governo estadual bradando um discurso liberal de botequim prometendo acabar com a presença do Estado na economia e colocar em dia a situação financeira cortando salários dos participantes do primeiro escalão, vendendo a Cemig, entregando o nióbio e por aí vai.

3 – O partido Novo do sr. Zema proclama-se liberal, contudo constitui um amontoado de grandes comerciantes todos defensores, vejam quanta ironia, dos fundamentos mercantilistas incapazes de detectar na base do pensamento liberal a necessária presença do Estado como entidade responsável pelo fomento e controle de setores produtivos ainda não plenamente em condições de sobrevivência e reprodução este ponto, diga-se de passagem, foi a mola para o controle burguês das instituições e suas revoluções na Inglaterra e França. Para o partido Novo o liberalismo fica reduzido ao culto da “mão invisível”.

4 – Vejamos como exemplo a postura do governo estadunidense -   sempre citado pelos novistas, bolsonaristas, enfim, entreguistas – como exemplo a ser seguido em função do “sucesso” econômico. Na matriz mr. Trump, diante da queda dramática dos preços do petróleo, anunciou o estudo de medidas incluindo desde empréstimos até a redução de tarifas de produtos importados da China tudo isso para salvar a indústria nacional petrolífera notadamente aquela associada ao xisto extremamente dependente do apoio estatal.

5 – Diante da mesma crise o que defendem os liberais do Novo, Guedes, bom rapaz Maia, generais carreiristas e demais representantes dos poderes constituídos? simplesmente a continuidade do processo de destruição do Estado e consequente abandono da economia nacional a própria sorte através das chamadas “reformas” um eufemismo para o processo de recolonização.

6 – Vejam bem, enquanto a matriz procura salvar a sua indústria e seus empregos com recursos do Estado o governo entreguista do Brasil organiza a venda, aos pedaços, na bacia das almas, da Petrobras utilizando para este fim recursos como o anuncio da demissão de pelo menos 30 mil trabalhadores nos próximos 2 anos sem falar das demissões nas subsidiárias, entrega ao capital internacional das refinarias. O negócio é vender; repetem os alucinados do governo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog